domingo, 24 de outubro de 2010

Comemoração do Dia do Arquivista no ICI/UFBA

O Diretório Acadêmico de Arquivologia e a Associação dos Arquivistas da Bahia estarão promovendo no dia 29/10/10 (sexta - feira) um ciclo de palestras em comemoração ao mês do arquivista no Instituto de Ciência da Informação.

Nesse evento entregaremos certificado, por isso, estamos efetuando inscrições através do site da AABA http://www.arquivistasbahia.org/ . O link é logo na página inicial.

Pedimos a colaboração dos inscritos com 1kg de alimento que serão doados para o Abrigo São Francisco. Os alimentos poderão ser doados no Diretório Acadêmico no dia 28/10/2010 (quinta - feira), a partir das 13h, ou no dia do evento.

O site do Abrigo é www.asfa.50webs.com

Essa iniciativa é importante para demonstrar o espírito solidário dos arquivistas.

O tema será Evolução e Perspectiva da Arquivologia na Bahia

Abaixo segue a programação:




A partir das 09h:


Abertura do evento com representantes da AABA e do DA


Profª. Aurora Freixo – atual formação do arquivista na Bahia

Profº Ricardo Coutinho – novas experiências para a formação do arquivista

Profº Rubens Ribeiro - indicadores da quantidade de alunos no curso de Arquivologia da UFBA no período de 1998 a 2010

12h - parada para o almoço

A partir das 14h


Mesa – Redonda: Tendências para o Mercado de Trabalho na Arquivologia


Presença de Arquivistas para discorrer sobre suas experiências práticas nos arquivos da Bahia


Coquetel de encerramento e entrega dos certificados


Contamos com a presença de vocês!

I Caminhada Arquivística da Bahia


Na tarde chuvosa desta quarta - feira (20/10/2010), os estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia foram às ruas comemorar o Dia do Arquivista com carro de som, faixas, cartazes e distribuição de panfletos. A I Caminhada Arquivística da Bahia saiu da Reitoria da UFBA em direção à Praça Municipal, onde fica localizada a Prefeitura da cidade de Salvador. A participação dos alunos foi expressiva, além de termos a presença da profa. Celeste Santana e do arquivista Emerson Silva, que nos apoiaram nessa iniciativa. A nossa luta é em prol da implantação de políticas públicas no Arquivo Público da Bahia e no Arquivo Histórico Municipal de Salvador, que estão com uma estrutura defasada. Os profissionais que lá atuam possuem equipamentos de proteção individual precários (quando tem), tornando o exercício da função um atentado à saúde diante do grau de insalubridade desses arquivos. Além disso, a documentação sofre com a má conservação, com sérios riscos da sociedade brasileira perder documentos que datam do descobrimento do nosso país. Esses dois arquivos não tem autonomia para gerir seus recursos, porque estão subordinadas à Fundação Pedro Calmon, portanto, os profissionais que estão lá ficam de mãos atadas e não conseguem fazer algo para mudar essa situação, além de não receberem documentação há vários anos, devido a essa falta de estrutura e conservação dos acervos da Bahia. Em consequência, cada órgão fica responsável pela sua documentação e não há um controle do que está sendo preservado e do que está sendo eliminado.
Por esse motivo, foi escolhido o Dia do Arquivista para darmos esse grito de socorro!!!
Além disso, chamamos atenção também para a inserção dos arquivistas nas unidades de documentação, pois, ainda hoje, o que se vê é a invasão de outras áreas no lugar onde deveria estar um arquivista. Ressaltamos, também, a questão dos concursos públicos e da importância da população conhecer os arquivos
O saldo foi bastante positivo, pois conseguimos chamar a atenção da sociedade para esses problemas.
Esse foi o primeiro passo que demos. Esperamos que outros passos sejam dados para contribuir para o resgaste da memória do povo brasileiro!

domingo, 10 de outubro de 2010

Colegas,



a Fundação Osvaldo Cruz - Salvador - está recrutando estagiários para trabalhar no arquivo da instituição. Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: srh@bahia.fiocruz.br



Carga horária e bolsa:



6h - 520,00 + 132,00 de transporte

4h - 364,00 + 132,00 de transporte



Maiores informações liguem para 71 3176-2334.



Att,



Diretório Acadêmico de Arquivologia