quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Curso de Arquivologia da UFBA recebe mais uma estrela.



O curso de ARQUIVOLOGIA da Universidade Federal da Bahia - UFBA, foi novamente estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2014, que passa a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro de 2013. 

Avante, agora temos 5 estrelas.


O curso de Arquivologia esta com TUDO!

Arquivista uma profissão promissora para os que pensam no futuro de uma ótica extremamente vanguardista!       

Fonte: Editora Abril
http://gevestibular.abril.com.br/ge/selos_ge2013_alta.asp?CursoGraduacaoID=240377&opid=163717

sábado, 24 de agosto de 2013

Conheça o novo Dicionário Multilinguístico de Terminologia Arquivística.


O Conselho Internacional de Arquivos lançou o dicionário multilinguístico de terminologia arquivística, incluindo termos em língua portuguesa, com base no Dicionários de Terminologia Arquivística do Conarq.




Pode ser acessado no endereço: http://www.ciscra.org/mat/

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

III Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia - REPARQ

A III Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia - REPARQ ocorrerá em Salvador.

Tema: Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em
Arquivologia no Brasil.

Local:  Auditório do PAF III - Campus de Ondina - Salvador - Bahia
Período: de 16/10/2013 a 18/10/2013

Público alvo:
Professores e Pesquisadores de Arquivologia, Estudantes de Pós-Graduação.

Mais informações acesse: http://www.reparq2013.ici.ufba.br/

Contato
E-mail: reparq2013@ufba.br

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Arquivo de Filmes do Rio de Janeiro volta a funcionar depois de 11 anos

Arquivo de Filmes do Rio de Janeiro volta a funcionar depois de 11 anos



Após mais de 11 anos, o Arquivo de Filmes do Rio de Janeiro volta a funcionar, com instalações na sede do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), órgão da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O novo prédio de Reserva Técnica e Preservação, que demorou dez anos para ser concluído e custou cerca de R$ 5 milhões, teve patrocínio da Petrobras, por intermédio da Lei Rouanet, e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

O Rio estava sem local apropriado para guardar os filmes desde 2001, com o fim do depósito da Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Parte do acervo foi para o Arquivo Nacional e parte para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. São dois andares para guarda de material, com capacidade de armazenamento de cerca de 100 mil latas de rolos de filmes, além de área técnica para equipamentos de refrigeração, área de trabalho para revisão de materiais, expedição e administração do acervo, com temperatura em torno de 10°C e média de 35% de umidade relativa do ar. O local também servirá de espaço de pesquisa e capacitação na área do audiovisual.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que participou da inauguração, disse que o objetivo é investir ainda mais na preservação de acervos para que a história audiovisual do país não se perca. “Agora é necessário reunir tudo, fortalecer ainda mais aqui e a Cinemateca [Brasileira] para que essas matrizes espalhadas pelo Brasil possam ficar em clima adequado, proteção absoluta”, ressaltou a ministra. Segundo ela, a Cinemateca Brasileira tem um acervo de 350 mil latas.
De acordo com o secretário do Audiovisual, Leopoldo Nunes, estão previstos dez centros desse tipo no país, por meio de parcerias, para receber de forma apropriada as mais de 1 milhão de latas de filmes existentes no Brasil, conforme estimativa da Associação Brasileira de Preservação. “Muitos [centros] já estão prontos, precisam apenas ser adequados”, disse Nunes.

A seleção dos filmes para o acervo vai priorizar as produções do Rio de Janeiro e as películas mais antigas e mais sensíveis, além de  alguns acervos particulares, como as matrizes de filmes dos cineastas Adhemar Gonzaga, de Humberto Mauro e de Glauber Rocha. “Trata-se de uma reserva técnica de última tecnologia, que vai permitir a conexão de uma série de instituições vocacionadas para isso, como as universidades, que hoje trabalham de forma independente”, explicou o secretário.
Em outubro, o centro vai iniciar cursos virtuais e presenciais de dramaturgia contemporânea e produção seriada, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, e de preservação de materiais audiovisuais. Nunes disse que, futuramente, o local poderá ser uma grande escola do audiovisual.

Mais informações sobre os cursos podem ser encontradas nos sites do Ministério da Cultura e do CTAv.

Fonte primária: Agência Brasil
Fonte secundária: http://rfidbrasil.com/blog/index.php/arquivo-de-filmes-do-rio-de-janeiro-volta-a-funcionar-depois-de-11-anos/

Atenciosamente,

Diretório Acadêmico de Arquivologia UFBA
Coordenação de Marketing

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nova Gestão da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia - ENEA

                      
O Diretório Acadêmico de Arquivologia da UFBA comunica que a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia – ENEA esta com nova gestão. Partindo dessa mudança, temos agora como representantes da UFBA:

1. Emile Gomes Amaral (Vice-Presidente do Diretório Acadêmico de Arquivologia).
2. Manueli Santos da Paixão (Presidente do Diretório Acadêmico de Arquivologia).


Atenciosamente,

Coordenação de Marketing
Diretório Acadêmico de Arquivologia UFBA

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Encontro Internacional de Arquivos


O Encontro Internacional de Arquivos, subordinado ao título Instituições, Arquivos e Sistemas de Informação na Era pós-custodial, apresenta-se como a  concretização de um projecto que visa reunir especialistas da área da Informação num espaço que se quer de reflexão e debate. 

Pretende estimular-se a partilha de práticas e experiências face aos novos desafios que se impõem aos profissionais, bem como reconhecer as recentes áreas de interesse no campo da investigação. O papel do arquivista, enquanto gestor, tem vindo a afirmar-se nas políticas estratégicas das organizações, na estruturação dos sistemas de informação e nos constantes desafios da sua profissão.  A produção de conhecimento, em contexto técnico e académico, tem-se debruçado sobre o novo perfil e as novas formas de actuação do profissional da informação. Consequência desta mudança de paradigma surge um novo olhar sobre o funcionamento das instituições, dos sistemas de arquivo e da informação.

O Encontro acontece entre os dias 4 e 5 de Outubro do ano corrente.


Atenciosamente,

Diretório Acadêmico de Arquivologia
Coordenação de Marketing

IV Simpósio Baiano de Arquivologia - Minicurso - Charlley Luz

O minicurso Uso da arquitetura da informação e da taxonomia na organização do conhecimento nas empresas será oferecido durante o IV SBA, nos dias 23 e 24/10, das 18 às 21h.

Aproveite e garanta sua inscrição no site http://www.4sba.ici.ufba.br/