quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Situação do Arquivo Público exposta na Tribuna Popular Marcos Barbosa denunciou “o descaso com a História da Bahia”


Vice-presidente da Associação dos Arquivistas da Bahia, Marcos Barbosa ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador, na sessão de segunda-feira (17), para denunciar a falta de infraestrutura do Arquivo Público Municipal. Segundo ele, documentos importantes sobre a História da Bahia e, consequentemente, do Brasil, estão amontoados no subsolo da Fundação Gregório de Mattos por falta de espaço no Arquivo.
“Apesar do esforço do pessoal da Fundação, os documentos estão guardados sem as condições ideais de conservação, expostos à umidade e geridos por profissional não habilitado”, ponderou, pedindo o apoio dos vereadores para sensibilizar o Executivo municipal a mudar essa realidade. E questionou: “Será que vamos esperar acontecer um sinistro para perder toda a memória da nossa história? Esta Casa mesmo produz documentação que precisa ser preservada para o futuro”.
Marcos Barbosa denunciou ainda a falta de incentivos para o segmento e de concurso público para a categoria, que tem regulamentação específica. Ele cobrou a abertura de concurso pela prefeitura para, pelo menos, um profissional em cada órgão da administração.
Audiência
O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara, vereador Sílvio Humberto (PSB), propôs a realização de uma audiência pública em parceria com a Associação dos Arquivistas da Bahia para discutir a situação do Arquivo Público e do mercado de trabalho. A proposta recebeu imediatamente o apoio dos vereadores Hilton Coelho (PSOL), Aladilce Souza (PCdoB), Gilmar Santiago (PT) e Vânia Galvão (PT), que prestaram solidariedade à categoria.

Fonte: http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=10290

Nenhum comentário:

Postar um comentário